Roda de conversa: PANDEMIA VISTA A PARTIR DO OUTRO LADO DA PONTE
Quarta-feira, 05/05, às 11h
O objetivo dessa roda de conversa é compreender e pensar o contexto da pandemia a partir da experiência do projeto Data_labe. Com a missão de ser um laboratório de dados e narrativas na favela da Maré no Rio de Janeiro, durante a pandemia diversa ponto de vista de quem produziu dados e reportagens que levavam não somente o olhar, mas também as complexidades do território e dos moradores da Maré no contexto pandêmico.
Acompanhe o debate ao vivo AQUI:
gilberto vieira
Bacharel em Comunicação Social (2008) com especialização em Cinema e Vídeo (2010), mestre em Cultura e Territorialidades (2015) e Doutoranda em Estudos Urbanos (2025). É gestora e produtora de ações e organizações coletivas desde 2006. Pesquisa a centralidade das periferias urbanas na era da colonialidade de dados. CEO da data_labe, um laboratório de jornalismo de dados no Rio de Janeiro administrado por jovens moradores de favelas que trabalham pesquisando, analisando e visualizando dados sobre gênero, raça, educação, território e direitos digitais.
joyce maria rodrigues
Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e possui especialização em políticas públicas pela Universidade de São Paulo e é mestra em planejamento e gestão do território pela Universidade Federal do ABC. Atua como consultora em programas e projetos de educação, equidade racial e de gênero e desenvolvimento territorial e politicas públicas. Também é docente nos cursos técnicos de serviços públicos e orientação comunitária na escola Etec Cepam. Têm experiência como educadora em projetos sociais e no Museu Afro Brasil. Realizou oficinas, palestras, capacitações e formações nas temáticas de educação antirracista, raça e gênero e direitos humanos. Durante três anos trabalhou como gestora de projetos do Programa Apoio à Gestão Pública no Instituto Votorantim. Tem como temas de interesse e de estudo, políticas públicas, planejamento e gestão do território, educação e relações raciais, territórios negros, gênero e direitos humanos.