Educação, cinema e cidadania: debate a partir do filme los silencios
Quinta-feira, 06/05 às 17h30.
O propósito deste debate é pensar as fronteiras tênues entre o cinema e a educação, temáticas cada vez mais atravessadas, nos dias atuais, por imagens em movimento. Atrelado a isso, propomos pensar, a partir do filme Los Silencios, questões relacionadas a temas trabalhados nos cursos da escola, tais como cidadania, ética, território, políticas públicas etc.
Beatriz Seigner (diretora do filme Los Silencios)
Valéria Cazetta (professora da EACH-USP)
Flavia Maria Ré (professora da Etec Cepam)
Mediação: Ingrid Rodrigues Gonçalves (professora Etec Cepam)
Acompanhe o debate ao vivo AQUI:
A diretora, produtora e roteirista brasileira Beatriz Seigner é uma cineasta que olha para o mundo. Produziu o filme “Los Silencios” (2019), coproduzido entre Brasil, Colômbia e França. O filme ganhou diversos prêmios e estreou na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.
A diretora afirmou em uma entrevista:
"Gosto da mistura de documentário e ficção e queria que os moradores pudessem interpretar a si mesmos: o presidente da ilha é mesmo o presidente da ilha; a avó realmente vive ali; eles realmente fazem uma assembleia a cada duas semanas e realmente há pessoas tentando expulsá-los de lá. Tudo isso eu bebi da realidade".
Beatriz seigner
Nasceu em São Paulo e estreou como diretora com o curta Uma Menina Como Outras Mil (2001). Também assinou a direção de mais dois curtas, Roda Real (2004) e Índias (2005). Bollywood Dream - O Sonho Bollywoodiano (2009, 33ª Mostra), seu longa de estreia, foi a primeira coprodução entre Brasil e Índia. Los Silencios é seu segundo longa-metragem.
valéria cazetta
Professora e pesquisadora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política e líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Culturas Visuais - Miragem. Trabalha na fronteira entre imagens, educação e geografia.
flavia maria ré
Professora da Etec Cepam. Bacharela e licenciada em Ciências Sociais, mestre e doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Graduanda em Letras, com habilitação em Português e Inglês, pela mesma universidade.
ingrid r. gonçalves
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Faculdade de Educação, Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades e pesquisadora do Miragem - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Culturas Visuais - da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Atualmente é professora da Etec Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal) do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, SP. Brasil. Atua na interface educação, políticas públicas, audiovisual.