mesa: campo de públicas: Campos de atuação no Brasil e debate com egressos da etec cepam

Terça Feira, 04/05 às 17:00h.


O Campo de Públicas é uma área de ensino, pesquisa, estudos e atuação profissional que tem crescido no decorrer dos anos. Trata-se de uma formação ampla e multidisciplinar, pois reúne disciplinas como Direito, Sociologia, Ciência Política, Economia, Finanças, Administração, Estatística, História social brasileira, etc.


A ideia para este debate começou após a realização de uma atividade com a turma do 1o ano do Ensino Médio com Habilitação Técnica em Serviços Públicos (1MtecSP), no primeiro bimestre de 2021 para o componente de Planejamento Público, ministrado pela professora Ingrid Rodrigues Gonçalves. Um de nossos convidados, o professor Renato Eliseu participou dessa atividade com a turma para responder dúvidas e dialogar com os estudantes após uma sequência de atividades que incluiu estudos de textos, vídeos e produção de textos a partir da cartilha GPP em Revista: segmentos de atuação profissional. Esse material, organizado a partir de uma pesquisa, apresenta um mapeamento de 20 áreas de atuação, por meio de textos e vídeos de debates realizados com egressos do curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.


Inspirada nessa ideia, a Comissão Organizadora da Semana Paulo Freire 2021 da Etec Cepam, também convidou para esse encontro alguns egressos de cursos da escola para que possam expor suas experiências atuais como profissionais e estudantes de diferentes cursos de graduação. Egressos(as) confirmados (as): Gabriela Dias Zanotti; Guilherme Pereira; Juliana Gervaes; Luciana Noronha; Pedro Klein.

Mediação: Guilherme Castilho dos Santos

Acompanhe o debate ao vivo AQUI:

wilson ribeiro jr

Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP). Consultor há mais de 10 anos em organizações públicas e do terceiro setor, como Unesco, Instituto Unibanco, Instituto Natura, dentre outras. Professor de Gestão e Políticas Públicas desde 2014, ministrou disciplinas em diversas instituições como Universidade Federal do Cariri (UFCA), USP e Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Considera sua experiência profissional mais marcante a atuação, entre 2011 e 2014, como assessor do gabinete da Secretaria de Educação do Ceará, referência nacional de diversas políticas educacionais.


Gabriela Dias Zanotti

Formada pela ETEC CEPAM como técnica em Gestão Pública (2012-2013), graduada em Administração Pública pela UNESP (2014-2018), especialista em Contabilidade Pública (2018-2019). Servidora pública efetiva do Município de Piracaia como Controladora Interna.

Guilherme Pereira

Mestre em Políticas Públicas pela UFABC e Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela EACH-USP. É pesquisador do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGVces) e do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Foi aluno do curso técnico em Gestão Pública da ETEC Cepam na turma de fevereiro de 2011.

JULIANA GERVAES

Gestora Cultural, formada em Gestão Pública pela Etec Cepam e estudante bolsista de Administração Pública pela FGV-EASP. Seus temas de interesse percorrem as questões raciais, gênero, arte e cultura.



LUCIANA NORONHA

Egressa da turma de 2016 de Serviços Públicos. Foi servidora da Prefeitura de Taboão da Terra. Atualmente é estudante de Gestão de Políticas Públicas, Diretora Administrativa na Vertuno (Empresa Júnior de Gestão de Políticas Públicas da EACH-USP) e estagiária na Gove (startup voltada para o setor público).

PEDRO KLEIN

Administrador Público pela UNESP e Técnico em Administração de Empresas pelo CEAP Pedreira. Tem sua trajetória profissional iniciada no movimento de Cursinhos Populares Pré-Vestibulares da UNESP, seguido de mandato eletivo no Conselho Municipal de Juventude de Araraquara e uma breve passagem na OSC Liga de Assistência Cristo Rei desenhando projetos para captação de recursos.

Trabalha como Analista de Prestação de Contas e Finanças de Projetos incentivados pela Lei de Incentivo à Cultura.



tHAYNA MARIA

Egressa do Curso de Gestão Pública - ETEC Cepam (2012). Graduada em Administração Pública - FCLar/UNESP (Campus de Araraquara) - (2019). Estudante do Curso de Pós Graduação em Educação em Direitos Humanos - UFABC. Atualmente trabalha como assistente administrativo na Entidade Filantrópica Creche João XXIII em Santo André, paralelamente constrói o coletivo de pesquisa, produção e documentação audiovisual Lentes Malungas e desenvolve o projeto Meu Livro do Mês junto ao Pagode da 27 pertencente ao Grajaú, extremo sul de São Paulo.